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CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO - CBA

ORGANIZAÇÃO MÉDICA NO AUTOMOBILISMO NACIONAL

 

 

1.      Geral

Os serviços médicos devem obedecer às regras incluídas neste artigo. Estas regras se aplicam a competições nacionais.

1.1.   Organização e administração em circuitos

1.1.1.     Diretor médico de um circuito

Para cada circuito será designado um Diretor médico, em comum acordo com a Federação de Automobilismo do Estado sede e deverá seguir as normas regulamentadas pela Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Um Vice-Diretor médico pode ser designado para auxiliá-lo e ser responsável por determinadas tarefas, ou substituí-lo, em caso de força maior.

Os organizadores de um evento, ao alugar um circuito, são obrigados a providenciar ao Diretor médico os meios necessários, materiais e administrativos, para a execução de seus serviços.

Os Diretores médicos de cada circuito receberão da Comissão Médica a instrução e treinamento necessários para organização do atendimento médico em um evento automobilístico, através de seminários regionais que acompanharão os principais eventos automobilísticos nacionais.

1.1.2.     Responsabilidades do Diretor médico

a)Estabelecer um plano operacional para o circuito, especificando a qualidade, quantidade e posicionamento dos recursos disponíveis, as instruções a serem seguidas em caso de acidente e os procedimentos a serem adotados para remoção de um acidentado.

b)Recrutar e treinar os serviços de resgate e evacuação de uma vítima. Conseqüentemente, os médicos e paramédicos devem ser por ele treinados e seguir suas orientações.

d)Providenciar e supervisionar a qualidade dos carros de intervenção médica e ambulâncias.

e)Avaliar e verificar se os equipamentos de desencarceração existentes estão de acordo com suas necessidades.

f)Manter contato prévio com hospital de retaguarda, capacitado para atender trauma, que será responsável por receber eventuais acidentados.

g)Estabelecer contato prévio com as autoridades responsáveis pelo plano de emergências do município onde o circuito está sediado, para que na eventualidade de um acidente de proporções que ultrapassem a capacidade do serviço médico local, possam ser acionados.

h)Durante um evento, deve seguir as ordens do Diretor de prova e estar à sua disposição para qualquer eventualidade.

i)É desejável, porém não mandatório, que fique na Direção de prova, junto com o Diretor de prova, com quem vai colaborar em caso de um acidente.

1.2.1.            Delegado médico de um evento

É facultativo e pode ser contratado pelo promotor do evento para acompanhar a categoria em questão.

O promotor deve submeter o seu nome a prévia aprovação pela Comissão Médica da CBA.

É imperativo que tenha conhecimento e experiência no atendimento médico em automobilismo.

Deve trabalhar em cooperação com o Diretor médico do circuito e atuar em diferentes atribuições previamente estipuladas.

1.2.2.            Atribuições do Delegado médico

a)Verificar que o serviço contratado está de acordo com as exigências da Comissão Médica da CBA.

b)Conhecer o plano operacional proposto pelo Diretor médico do circuito.

c)Supervisionar e avaliar os exercícios de segurança (extração, atitude da equipe médica, comunicação, etc...)

d)Treinar, quando necessário, a equipe para procedimentos específicos da categoria sob sua responsabilidade.

e)Sempre que julgar necessário, poder ir ao local do acidente e lá permanecer durante parte ou por todo tempo do resgate.

f)Quando solicitado, deverá enviar um relatório do evento para a Comissão médica da CBA.

1.3.1.            Equipes independentes de resgate médico

Dependente de acordos comerciais do promotor, é possível que uma empresa da área médica seja a responsável pelo atendimento médico de urgência em provas de automobilismo, desde que esta tenha experiência para tal, tenha um Diretor médico responsável, seja previamente aprovada pela Comissão Médica da CBA e siga as mesmas recomendações exigidas para a equipe médica de um circuito.

Neste caso, as atribuições do Diretor médico da empresa, para o evento, são as mesmas atribuídas aos diretores de circuitos e dispostas no item 1.1.2.

1.4.1.            Descrição dos componentes e membros da equipe médica

1.4.1.2.Meios de comunicação

Todos os elementos que fazem parte do serviço médico (Diretor médico, Delegado médico, veículos de intervenção, ambulâncias, centro médico, etc...) tem que poder se comunicar entre si, através de uma rede que de preferência deve ser para o uso exclusivo da equipe médica.

            1.4.1.3.Carros de intervenção médica

Devem ser equipados para atendimento de emergências respiratórias, cardiovasculares e equipamentos de imobilização.

O carro de intervenção médica deve ser capaz de seguir a primeira volta de uma prova.

Os membros de um carro de intervenção médica devem ser: um piloto com experiência, um médico com experiência em emergências pré-hospitalares e um médico assistente que de preferência deve também ter experiência em emergências pré-hospitalares.

Os médicos devem estar familiarizados e treinados para o correto uso do equipamento que vai a bordo.

            1.4.1.3.1.Equipamentos para os carros de intervenção:

                        I)Equipamento para vias aéreas

                        a)máscaras com reservatório para não-reinalação

                        b)máscara facial para ventilação

                        c)cânulas de Guedel tamanho 3 (x2) e 4 (x2)

                        d)cânula naso-faríngea tamnaho 7 (x2) e 8 (x2)

                        e)laringoscópio adulto

f)cânulas oro-traqueais tamanho 7,5 (x2) e 8 (x2) com conectores apropriados e seringa para insuflar o “cuff”

g)equipamento para suporte respiratório em casos de vias aéreas difíceis(Combitube®, Fastrach®, etc...)

h)equipamento para verificação da correta intubação oro-traqueal: detetor esofágico, capnógrafo ou detetor de CO2

i)oxímetro digital

II)Ventilação

                        a)ventilador manual com reservatório de oxigênio

b)aparelho de sucção portátil (300mmHg – vácuo)

c)catéteres de aspiração e um tubo rígido de sucção – Yankauer

d)torpedo de oxigênio com válvulas redutoras e conecções

e)equipamento para descompressão torácica

III)Suporte circulatório
a)torniquetes

b)material para preparar acesso venoso

c)equipamento para infusões endo-venosas (x4)

d)cânulas endovenosas no. 14 (x3) e 16 (x3)

e)suficiente volume de soluções salinas

f)desfibrilador cardíaco (desfibrilador externo automático é suficiente)

IV)Coluna cervical

a)colares cervicais rígidos (x2)

b)imobilizador de coluna (KED)

V)Curativos

a)seleção de material para curativos, incluindo bandagens

b)curativos para queimaduras (Water Gel e cobertores isotérmicos)

VI)Medicamentos

a)drogas para intubação (seqüência rápida)

b)drogas para problemas cardiovasculares

c)drogas para problemas respiratórios

d)glucocorticóides
e)analgésicos

f)sedativos e anti-epiléticos

VII)Itens diversos

a)tesoura forte

b)luvas de cuidados gerais e estareis

1.4.1.4.Ambulâncias

O número de ambulâncias necessárias depende do comprimento da pista, das pistas auxiliares de serviço e do número de competidores, sendo que no mínimo duas ambulâncias devem estar disponíveis. As ambulâncias de pista devem estar equipadas no padrão de terapia intensiva.

            1.4.1.4.1.Equipamentos para ambulâncias:

                        I)Equipamento para vias aéreas

                        a)máscaras com reservatório para não-reinalação

                        b)máscara facial para ventilação

                        c)cânulas de Guedel tamanho 3 (x2) e 4 (x2)

                        d)cânula naso-faríngea tamnaho 7 (x2) e 8 (x2)

                        e)laringoscópio adulto

f)cânulas oro-traqueais tamanho 7,5 (x2) e 8 (x2) com conectores apropriados e seringa para insuflar o “cuff”

g)equipamento para suporte respiratório em casos de vias aéreas difíceis(Combitube®, Fastrach®, etc...)

h)equipamento para verificação da correta intubação oro-traqueal: detetor esofágico, capnógrafo ou detetor de CO2

i)oxímetro digital

II)Ventilação

                        a)ventilador manual com reservatório de oxigênio

                        b)respirador mecânico

c)aparelho de sucção portátil (300mmHg – vácuo)

d)catéteres de aspiração e um tubo rígido de sucção – Yankauer

f)torpedo de oxigênio com válvulas redutoras e conecções

g)equipamento para descompressão torácica

III)Suporte circulatório
a)torniquetes

b)material para preparar acesso venoso

c)equipamento para infusões endo-venosas (x4)

d)cânulas endovenosas no. 14 (x3) e 16 (x3)

e)suficiente volume de soluções salinas

f)desfibrilador cardíaco com monitor

g)bomba de infusão de medicamentos

IV)Coluna cervical

a)colares cervicais rígidos (x2)

b)imobilizador de coluna (KED)

c)prancha rígida longa

V)Curativos

a)seleção de material para curativos, incluindo bandagens

b)curativos para queimaduras (Water Gel e cobertores isotérmicos)

VI)Medicamentos

a)drogas para intubação (seqüência rápida)

b)drogas para problemas cardiovasculares

c)drogas para problemas respiratórios

d)glucocorticóides
e)analgésicos

f)sedativos e anti-epiléticos

VII)Itens diversos

a)tesoura forte

b)diversas talas para imobilizações

1.4.1.5.Centro médico

É necessário para tratar de pacientes com ferimentos leves e também para estabilização necessária para o transporte seguro de pacientes com ferimentos graves.

Devem estar equipados com dois leitos de emergências.

            1.4.1.5.1.Equipamentos necessários no centro médico:

                        I)Equipamento para vias aéreas

                        a)máscaras com reservatório para não-reinalação

                        b)máscara facial para ventilação

                        c)cânulas de Guedel tamanho 3 (x2) e 4 (x2)

                        d)cânula naso-faríngea tamnaho 7 (x2) e 8 (x2)

                        e)laringoscópio adulto

f)cânulas oro-traqueais tamanho 7,5 (x2) e 8 (x2) com conectores apropriados e seringa para insuflar o “cuff”

g)equipamento para suporte respiratório em casos de vias aéreas difíceis(Combitube®, Fastrach®, etc...)

h)equipamento para verificação da correta intubação oro-traqueal: detetor esofágico, capnógrafo ou detetor de CO2

i)oxímetro digital

II)Ventilação

                        a)ventilador manual com reservatório de oxigênio

                        b)respirador mecânico

c)aparelho de sucção portátil (300mmHg – vácuo)

d)catéteres de aspiração e um tubo rígido de sucção – Yankauer

f)torpedo de oxigênio com válvulas redutoras e conecções

g)equipamento para drenagem de tórax

III)Suporte circulatório
a)torniquetes

b)material para preparar acesso venoso

c)equipamento para infusões endo-venosas (x4)

d)cânulas endovenosas no. 14 (x3) e 16 (x3)

e)suficiente volume de soluções salinas

f)desfibrilador cardíaco com monitor

g)bomba de infusão de medicamentos

IV)Coluna cervical

a)colares cervicais rígidos (x2)

b)imobilizador de coluna (KED)

c)prancha rígida longa

V)Curativos

a)seleção de material para curativos, incluindo bandagens

b)curativos para queimaduras (Water Gel e cobertores isotérmicos)

VI)Medicamentos

a)drogas para intubação (seqüência rápida)

b)drogas para problemas cardiovasculares

c)drogas para problemas respiratórios

d)glucocorticóides
e)analgésicos

f)sedativos e anti-epiléticos

VII)Itens diversos

a)tesoura forte

b)diversas talas para imobilizações

c)material necessário para sutura de ferimentos

1.5.1.            Treinamento da equipe médica e de paramédicos

O treinamento de médicos e paramédicos deve ser feito em cascata a partir da comissão médica da CBA. Regionalmente, durante eventos nacionais do automobilismo, serão realizados treinamentos para os diretores médicos e outros membros das equipes por ele selecionados e que serão posteriormente responsáveis pelo ensino teórico e prático dos demais membros de sua equipe.

1.61.            Exercícios de extração

Serão organizados exercícios de extração com diferentes tipos de veículos de competição, sempre durante eventos nacionais do automobilismo, com a participação de diretores médicos e outros membros por eles designados, Terão o objetivo de treinar os procedimentos de extração em diferentes situações e com diferentes tipos de imobilização. Os membros das equipes que participarem destes exercícios, serão responsáveis pela instrução dos demais membros médicos e paramédicos de suas respectivas equipes.


 

 

Mais informações: SPS COMUNICAÇÃO - Tel.: (21) 2111-2650

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