Rua Mexico, 41
Sala 1107 - Centro
CEP 20031-144
Rio de Janeiro
tel: 55 21 2111 2650
fax: 55 21 2111 2651

  Sala de Imprensa / Releases /Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE)

......................................................................................................................................................................

Grupo COPPA ajuda a reduzir a obesidade em Petrópolis
Professores da FASE criaram projeto interdisciplinar para estimular emagrecimento

 

Emagrecer, melhorar os níveis de glicemia e a pressão sanguínea exigem muito esforço e determinação. Em Petrópolis, um grupo interdisciplinar de profissionais de saúde criado por professores da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) está ajudando a tornar esses objetivos mais fáceis de serem alcançados.


O grupo COPPA – Controle de Obesidade e Patologias Associadas – promove gratuitamente atividades em grupo como oficinas de culinária, caminhadas e aula de dança para estimular a perda de peso. O projeto ajudou as cerca de 120 pessoas que participaram do programa, desde sua criação, há dois anos, a perderem, juntas, quase uma tonelada.


De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, relativos ao ano de 2007, o Estado do Rio é o campeão nacional da incidência de obesidade no país. O COPPA foi criado com a finalidade de ajudar a reduzir esses números. Segundo Brigitte Olichon, professora de nutrição da FASE e idealizadora do projeto, era grande o número de pessoas que chegavam ao Ambulatório Escola da faculdade com problemas de saúde provocados pelo excesso de peso, mas poucos conseguiam seguir as orientações dos nutricionistas. Para ela, as pessoas têm maior facilidade em adotar uma alimentação equilibrada ao participarem de atividades em grupo:


“O ambiente tem papel decisivo na obesidade, além das dimensões psicológicas e sociológicas, que podem influenciar a origem, manutenção e evolução do problema. Nesse projeto, o acompanhamento de profissionais especializados e o apoio dos demais pacientes são fatores fundamentais para auxiliar na perda de peso”, avalia Olichon.

Segundo a nutricionista, os resultados do projeto são animadores. Além de perderem peso, os participantes que freqüentam regularmente o projeto recuperam a auto-estima e se tornam mais felizes.


O prazer de comer bem com menos calorias

Nas oficinas de culinária, uma das atividades preferidas pelos participantes do COPPA, os participantes aprendem a preparar pratos e sobremesas de modo menos calórico. Na véspera da Páscoa, por exemplo, os alunos fizeram uma mousse de chocolate light com apenas 29 Kcal, cerca de 10% do valor calórico de uma mousse tradicional. Outra receita muito apreciada é a batata frita de forno, que apresenta 162 calorias a porção, contra as 400 calorias da receita comum.


Próximas etapas

A equipe do COPPA está reunindo as receitas criadas e testadas pelos participantes do programa com a finalidade de publicá-las em um livro, projeto para o qual o grupo busca patrocínio.


Outro projeto é criar um programa para ajudar a reduzir a obesidade especificamente em adolescentes, já que, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20% das crianças e jovens do país estão com sobrepeso/obesidade. “Esta é uma fase crítica porque o jovem está se desenvolvendo, criando novas células, até mesmo células de gordura. O risco de uma criança/adolescente obeso tornar-se um adulto obeso – e hipertenso e/ou diabético em médio prazo – é altíssimo. Precisamos prevenir esta epidemia!”, explica Olichon.


abril de 2010

 

 

Mais informações: SPS COMUNICAÇÃO - Tel.: (21) 2111-2650

......................................................................................................................................................................

Fale Conosco