Rua Mexico, 41
Sala 1107 - Centro
CEP 20031-144
Rio de Janeiro
tel: 55 21 2111 2650
fax: 55 21 2111 2651

  Sala de Imprensa / Releases / Fundação do Câncer

......................................................................................................................................................................

II Corrida e Caminhada Com você, pela vida – Doe medula
Evento acontece 12 de dezembro na Praia de Copacabana


A II Corrida e Caminhada Com você, pela vida – Doe Medula Óssea será realizada no 12 de dezembro, domingo, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O percurso é de 6 quilômetros. O evento, promovido pela Fundação do Câncer, abre a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A inscrição, que vai até 9 de dezembro, será revertida para projetos realizados no Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer (INCA), custa R$ 35 e dá direito a um kit com camiseta, boné e sacola.


A expectativa é reunir 2.500 participantes. Além de informar sobre o diagnóstico precoce do câncer e estimular a adoção de práticas saudáveis de vida tão fundamentais para a prevenção da doença, o objetivo do evento é conscientizar as pessoas para a importância da doação de medula óssea. No dia da corrida e caminhada, uma unidade móvel do Hemorio estará no local para captar doadores voluntários.


No ano passado, a iniciativa reuniu cerca de 1.300 pessoas, no Aterro do Flamengo. O público era formado por pessoas de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. Além de atletas amadores, corredores profissionais participaram da corrida em prol da causa. Doadores, pacientes e ex-pacientes que superaram a doença também marcaram presença. Na ocasião, 200 pessoas se cadastraram como doadoras na unidade móvel do Hemorio presente no local.


Para se inscrever, acesse: http://www.cancer.org.br/corridaecaminhada/2010/



Como doar medula óssea


O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) possui 1,8 milhão de pessoas cadastradas, mas é necessário aumentar bastante esse número para atingir a meta de 2 milhões de registros. Somente 25% dos pacientes encontram um doador na família, os outros 75% devem recorrer aos registros de doadores voluntários.


Para se tornar um doador é preciso procurar o hemocentro da cidade, onde será coletada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchido um formulário com dados cadastrais. Qualquer pessoa, entre 18 e 54 anos de idade e que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue, pode se cadastrar. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação.


O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com doenças de sangue, como leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias. Os interessados em doar podem obter mais informações no site do INCA – www.inca.gov.br – ou pelo telefone (21) 2506-6064.

 


setembro de 2010

 

 

Mais informações: SPS COMUNICAÇÃO - Tel.: (21) 2111-2650

......................................................................................................................................................................

Fale Conosco