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CBA implanta protocolo médico padrão nos circuitos nacionais

Documento prevê obrigatoriedade de equipes de plantão em todas as provas


A Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), presidida pelo médico Dino Altmann,que faz parte da Comissão Médica da FIA desde 1990, encaminha no dia 15 de julho à diretoria da CBA e aos 21 presidentes das federações que compõem a entidade, o documento final do protocolo padrão.

O objetivo do trabalho, idealizado por Altmann - elaborado em cerca de quatro meses - é criar alto padrão de eficiência no setor, garantindo maior tranqüilidade aos pilotos e equipes que participam de mais de 200 provas anuais de 26 categorias do esporte em território nacional a cada ano. 

Uma das principais determinações do protocolo é a obrigatoriedade da manutenção de equipes médicas de plantão permanente e treinadas para cada categoria, em todos os autódromos onde ocorrem provas organizadas pela Confederação, com respectivos equipamentos necessários aos atendimentos emergenciais.

Até setembro, a Comissão Médica da CBA, composta pelos médicos Marcelo Ribeiro, Dorival de Carlucci, Fernando Novo,  Pedro Rozolen Júnior e Cláudio Birolini,  vai iniciar as instruções e o treinamento dos diretores médicos de cada circuito, através de seminários regionais, de acordo com o calendário dos principais eventos automobilísticos nacionais.

A implantação do protocolo padrão de atendimento médico faz parte da estratégia da diretoria da CBA - entidade máxima do automobilismo nacional, que completa 50 anos em agosto - de garantir o desenvolvimento do esporte sem abrir mão da qualidade das competições, da segurança de pilotos e equipes e do bem estar da audiência - fatores que justificam o retorno dos altos investimentos dos patrocinadores. “Em apenas dois anos, desde que assumi a presidência, o número de pilotos inscritos dobrou de tamanho, passando de seis mil para doze mil, criamos e apoiamos novas categorias e organizamos mais de um evento de caráter nacional a cada dois dias, além das dezenas de provas estaduais e regionais. Essa pujança é a prova inconteste da importância do trabalho da nossa Comissão Médica”, explica o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro. Segundo Altmann, a elaboração do protocolo considerou as demandas e necessidades específicas dos autódromos brasileiros, assim como a realidade financeira do esporte no País. “Nossa proposta é criar um protocolo de funcionamento adequado à nossa realidade, o que significa ter equipes permanentes em cada circuito e realizar investimentos necessários para oferecer equipamentos de qualidade e  treinamento adequado para prestar um serviço de excelência médica, à altura da importância das competições”.

O processo para a implementação total deste projeto é estimado em 22 meses e envolve a definição dos conteúdos, o tempo de duração e a forma de ministrar os cursos a líderes estaduais e outros multiplicadores da metodologia de trabalho que as equipes deverão praticar, além dos treinamentos específicos.  Neste período, serão abordados os aspectos logísticos, técnicos e financeiros que serão adotados para criar e manter os times de socorro que funcionarão nos autódromos nacionais.

Clique aqui para acessar o documento elaborado pela Comissão Médica da CBA.

 

 

Mais informações: SPS COMUNICAÇÃO - Tel.: (21) 2111-2650


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